Pular para o conteúdo principal

A auto-observação como forma de evoluir mais rápido


Em seu livro O sentimento é o segredo, Neville Goddard faz um adendo para falar sobre o que considera ideias básicas em que se devem concentrar as pessoas que buscam uma verdadeira compreensão de si mesmas: auto-observação, definição de objetivos e desprendimento.

Antes de qualquer tentativa de transformação interior, você precisa praticar a auto-observação. Procure perceber o seu estado interior. Que pensamentos você tem com frequência? Com que sentimentos você se identifica?

Talvez você se ache bondoso e amoroso, generoso e tolerante, indulgente e nobre, mas ao fazer uma observação crítica de suas reações à vida se deparará com um EU totalmente diferente. E é este EU que você deve aceitar antes de começar a mudar. Não se critique. Apenas observe-se imparcialmente.

O renascimento depende de um trabalho interno sobre si mesmo, pois ninguém pode renascer sem alterar este EU. Quando novos comportamentos surgem na vida de uma pessoa, ocorre uma mudança de consciência junto com um renascimento espiritual.

Depois de descobrir, por meio da auto-observação, esse EU que precisa ser mudado, é a hora da definição de objetivos. Formule um objetivo, definindo o que você gostaria de ser em vez do que você realmente é, e a partir desse objetivo observe cada uma de suas reações às situações cotidianas.

Todos nós vivemos em um estado definido de consciência. Por isso, ao escolher um objetivo, você estará automaticamente definindo um estado de consciência, partindo de suas reações à vida. Se um boato ou uma observação descuidada, por exemplo, causa uma reação em uma pessoa ansiosa e nenhuma reação em outra, essa é uma prova positiva de que tais pessoas vivem em estados de consciência diferentes.

Então vejamos na prática. Se você definir como objetivo, por exemplo, ser alguém nobre, generoso, seguro e gentil, poderá facilmente dizer se está sendo fiel ao seu objetivo simplesmente observando suas reações aos acontecimentos da vida. Se você for fiel aos seus ideais, suas reações estarão em conformidade com o seu objetivo, pois você se identificará com o seu objetivo e, portanto, estará pensando a partir desse objetivo. Entretanto, se suas reações não estiverem em harmonia com o seu ideal, é prova de você está separado desse ideal e está apenas pensando nele. Assuma que você é o ser adorável que quer ser e observe suas reações ao longo do dia. Elas lhe dirão em que estado você está agindo.

Após descobrir que tudo é um estado de consciência que se torna visível e depois de definir o estado particular que você quer tornar visível, comece a ingressar neste estado, movendo-se psicologicamente de onde está agora para onde quer estar. Esta é a fase do desprendimento.

Pratique o desapego abandonando suas reações atuais e se una ao seu novo objetivo de vida. No começo você pode achar que não conseguirá se separar de seus estados interiores indesejáveis, já que se acostumou a encarar cada estado de alma e cada reação sua como natural e a se identificar com elas. Isso é absolutamente normal. Quando ainda não sabemos que nossas reações são apenas estados de consciência dos quais podemos nos separar, enfrentamos os mesmos problemas e não os vemos como estados interiores, mas como situações exteriores.

Ao praticar o desapego (ou a separação interna), você se desvinculará do círculo habitual de suas reações à vida. Mas para isso precisa antes formular um objetivo e ficar em constante comunicação com ele.

Você deve se desapegar de todos os estados negativos e se apegar ao seu objetivo, e isso só é possível quando você incorpora constantemente a percepção do seu desejo realizado. Pratique cotidianamente o exercício de se separar de seus humores e pensamentos negativos em meio a todos os problemas e catástrofes da vida.

Você só poderá ser diferente do que é agora se começar a se separar de suas reações atuais e passar a se identificar com O seu objetivo. Desapegar-se dos estados negativos e assumir a realização de seu desejo deve ser uma prática constante, independentemente das bênçãos ou maldições da vida, pois o caminho da verdadeira transformação está no meio de tudo o que acontece na vida.

Ao adotar as práticas de auto-observação, definição de objetivos e desprendimento, pensando a partir do seu objetivo e se desligando de seus estados de espírito e pensamentos negativos, você se tornará um praticante da verdade em vez de ser mero espectador na vida. Pratique esses três fundamentos e você vai subir a níveis mais elevados de consciência.

E lembre-se: é seu estado de consciência que atrai os acontecimentos da sua vida. Então comece a se elevar!

Saiba mais:

Quer mudar a sua vida de verdade? Conheça o livro Quem eu era antes de mim mesma – Guia prático para se tornar uma mulher completa e encontrar o grande amor da sua vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase: causas e cura definitiva

Está tudo bem na sua vida quando de repente ela aparece: a nada agradável conceirinha. Ou melhor, a insuportável coceirinha. Ela chega a ser tão irritante que você daria seus últimos tostões para se livrar dela. Prontamente marca um ginecologista e volta com uma receita à base de nistatina ou algo parecido. Pomada, óvulo ou o escambau. Você usa, mas raramente fica boa. Quando não fica pior. Essa coceirinha normalmente é causada pela Candida albicans, fungo que habita nosso corpo de forma harmônica. Essa harmonia se desfaz quando o organismo fica em desequilíbrio em virtude de fatores como baixa imunidade, uso de antibióticos e de anticoncepcionais, estresse, alimentação inadequada, além de fatores subconscientes, sobre os quais falaremos mais à frente. Em desarmonia, a cândida se reproduz de forma anormal, gerando uma infecção chamada candidíase. Tipos de candidíase Existem basicamente cinco os tipos de candidíase: 1. Candidíase dermatoide: Ocorre na pele, sobretudo

As ervas medicinais são poderosas fontes de saúde!

Há alguns anos, o terapeuta Jaime Bruning fez um excelente trabalho em vídeo mostrando as propriedades terapêuticas de diversas plantas e seu uso no combate a diversos males. Vamos às principais: Alcachofra : boa para vesícula, rins, fígado, pressão alta, emagrecimento; depurativa do sangue. Amora : reduz os calores da menopausa, repõe hormônios. Calêndula : antialérgica, antiabortiva, depurativa, boa para os rins. Carobinha-do-campo : depurativa, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena, boa para rins e bexiga. Carqueja : cura anemia/leucemia, problemas digestivos, fígado, rins, excelente depurativa. Pessoas muito magras ou com a pressão sanguínea muito baixa podem rejeitar a carqueja. Cavalinha : rins, alergias, fígado, pressão alta, limpeza do sangue, prostatite, câncer. Cipó-azougue : problemas de pele (psoríase, sarna, manchas brancas) – é bom usar junto com diurético, pois essa erva tende a prender a urina. Cipó-mil-homens (não pode ser usada por pes

Três passos para materializar desejos: imaginar, sentir, receber

"Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los." (Napoleon Hill) No livro O poder , Rhonda Byrne apresenta a chave para materializar nossos desejos. Para materializar um desejo específico, siga os passos simples do processo de criação. O processo é o mesmo para trazer algo que você quer ou para mudar algo que você não quer. 1. IMAGINE: Use a mente para se focar e imaginar o que você deseja. Imagine-se com seu desejo. Imagine-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine-se tendo seu desejo. 2. SINTA: Sinta amor pelo que está imaginando. Imagine e sinta que está com seu desejo. Imagine e sinta-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine e sinta-se tendo o seu desejo. Sua imaginação liga você com o que você deseja. Seu desejo e seus sentimentos de amor criam o magnetismo, atraindo seu desejo até você. Isso completa sua parte no processo da criação. 3. RECEBA: A força do amor usará circunstâncias