Pular para o conteúdo principal

Ho’oponopono e a cura da alma


A palavra ho’oponopono vem do havaiano e significa “corrigir um erro”, “tornar certo”.

O ho’oponopono é um dos mais efetivos métodos de autoperdão e autocura porque se baseia no amor expresso por nós mesmos por meio de palavras, que chegam ao subconsciente, local que abriga as memórias que impedem nossa vida de fluir naturalmente.

À medida que crescemos, vamos guardando memórias de dor, mágoas, traumas, decepções, frustrações, culpas e crenças limitantes. Esses sentimentos negativos vão se acumulando, a ponto de nos deixar amargos e críticos em relação aos outros e a nós mesmos. Terminamos por julgar negativamente os colegas, as situações e nossa própria vida e atitudes.

A prática do ho'oponopono nos liberta da necessidade constante de impor a nossa opinião, de tentar convencer alguém de que deve mudar, de querer modificar o comportamento dos outros. O ho’oponopono  limpa e transmuta as memórias do passado que constantemente penetram nossa mente, permitindo-nos soltar essas recordações dolorosas, que com o tempo causam desequilíbrios e doenças. Praticando o ho’oponopono nos tornamos pessoas mais amorosas e vibramos na frequência do amor incondicional. Além disso, assumimos a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com outras pessoas.

Perdoando e curando a si mesmo, você é capaz de conviver melhor com o mundo ao seu redor.

A respeito do ho’oponopono, seu criador, o psicólogo Ihaleakala Hew Len, assim falou: "Eu limpo para estar na presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. Eu só sei isso. Esta é a meta da minha vida. Se  eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na presença de Deus."

Como praticar o ho’oponopono

Para praticar o ho’oponopono, não é preciso fazer rituais nem entrar em estado de relaxamento, basta pronunciar as frases-chave a qualquer momento do dia, mesmo quando estiver desenvolvendo outra atividade. O importante é prestar atenção aos sentimentos, pois a limpeza age sobre o sentimento que está incomodando. Na maioria das vezes, o incômodo decorre de um julgamento, já que quase sempre estamos julgando com base na comparação de memórias que fazem parte do ego.

Você pode curar as memórias fazendo a oração completa ou repetindo as quatro frases-chave do ho’oponopono: “Sinto muito, me perdoe, sou grato(a), eu te amo”.

Oração original

“Divino criador, pai, mãe, filho, se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos tua família, parentes e antepassados em pensamentos, palavras, fatos ou ações, desde o inicio de nossa criação até o presente, nós pedimos teu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz. E assim é. Para limpar meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o dia as palavras-chave do ho’oponopono: eu sinto muito, me perdoe, sou grato(a), eu te amo. Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.”

Não é preciso dizer as frases 108 vezes

É isso mesmo. Não é preciso repetir as frases 108 vezes utilizando japamala, terço ou contas para mantras. O processo é simples. O uso de contas e japamala o torna lento e complicado.

Pratique a hora que mais lhe convier: antes de dormir, na fila de um banco, num engarrafamento ou a qualquer momento e em qualquer lugar.

Enquanto pratica, encha o coração de amor. Liberte-se das memórias negativas e limpe o coração.

Praticando o ho’oponopono no dia a dia, você se sentirá mais leve, amoroso e se acostumará a levar consigo pensamentos, palavras e sentimentos bons.


Saiba mais:

Quer mudar a sua vida de verdade? Conheça o livro Quem eu era antes de mim mesma – Guia prático para se tornar uma mulher completa e encontrar o grande amor da sua vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase: causas e cura definitiva

Está tudo bem na sua vida quando de repente ela aparece: a nada agradável conceirinha. Ou melhor, a insuportável coceirinha. Ela chega a ser tão irritante que você daria seus últimos tostões para se livrar dela. Prontamente marca um ginecologista e volta com uma receita à base de nistatina ou algo parecido. Pomada, óvulo ou o escambau. Você usa, mas raramente fica boa. Quando não fica pior. Essa coceirinha normalmente é causada pela Candida albicans, fungo que habita nosso corpo de forma harmônica. Essa harmonia se desfaz quando o organismo fica em desequilíbrio em virtude de fatores como baixa imunidade, uso de antibióticos e de anticoncepcionais, estresse, alimentação inadequada, além de fatores subconscientes, sobre os quais falaremos mais à frente. Em desarmonia, a cândida se reproduz de forma anormal, gerando uma infecção chamada candidíase. Tipos de candidíase Existem basicamente cinco os tipos de candidíase: 1. Candidíase dermatoide: Ocorre na pele, sobretudo

As ervas medicinais são poderosas fontes de saúde!

Há alguns anos, o terapeuta Jaime Bruning fez um excelente trabalho em vídeo mostrando as propriedades terapêuticas de diversas plantas e seu uso no combate a diversos males. Vamos às principais: Alcachofra : boa para vesícula, rins, fígado, pressão alta, emagrecimento; depurativa do sangue. Amora : reduz os calores da menopausa, repõe hormônios. Calêndula : antialérgica, antiabortiva, depurativa, boa para os rins. Carobinha-do-campo : depurativa, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena, boa para rins e bexiga. Carqueja : cura anemia/leucemia, problemas digestivos, fígado, rins, excelente depurativa. Pessoas muito magras ou com a pressão sanguínea muito baixa podem rejeitar a carqueja. Cavalinha : rins, alergias, fígado, pressão alta, limpeza do sangue, prostatite, câncer. Cipó-azougue : problemas de pele (psoríase, sarna, manchas brancas) – é bom usar junto com diurético, pois essa erva tende a prender a urina. Cipó-mil-homens (não pode ser usada por pes

Três passos para materializar desejos: imaginar, sentir, receber

"Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los." (Napoleon Hill) No livro O poder , Rhonda Byrne apresenta a chave para materializar nossos desejos. Para materializar um desejo específico, siga os passos simples do processo de criação. O processo é o mesmo para trazer algo que você quer ou para mudar algo que você não quer. 1. IMAGINE: Use a mente para se focar e imaginar o que você deseja. Imagine-se com seu desejo. Imagine-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine-se tendo seu desejo. 2. SINTA: Sinta amor pelo que está imaginando. Imagine e sinta que está com seu desejo. Imagine e sinta-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine e sinta-se tendo o seu desejo. Sua imaginação liga você com o que você deseja. Seu desejo e seus sentimentos de amor criam o magnetismo, atraindo seu desejo até você. Isso completa sua parte no processo da criação. 3. RECEBA: A força do amor usará circunstâncias