Pular para o conteúdo principal

Mantenha a boa saúde com estes alimentos



A boa saúde depende da boa manutenção do sistema imunológico. O corpo dá sinais de desequilíbrio imunológico: problemas de pele, gripes e resfriados constantes demorados, cansaço excessivo, apatia, falta de coragem para realizar tarefas do dia a dia, vontade de ficar na cama.

Você não precisa esperar o primeiro sinal para fortalecer a sua imunidade. Até porque é muito mais fácil prevenir do que remediar. Se quer ter uma saúde “de ferro”, basta introduzir certos alimentos à sua rotina. Vamos citar alguns:

1. Coco: É o meu favorito porque tem mais ácido láurico que o leite materno. Se o leite materno, que é rico em ácido láurico, é um superalimento para os bebês, então vamos aproveitar esse grande benefício oferecido pelo coco e abusar de água de coco e óleo de coco. Só preste atenção porque a água de coco deve ser fresca, e não industrializada, e o óleo de coco deve ser o extravirgem, prensado a frio. Leite de coco vendido em mercados? Nem pensar!

2. Cipó-suma (Anchietea salutaris): O cipó-suma, além de ser excelente para a imunidade, é um dos melhores depurativos do sangue. Diurético e calmante, é indicado no tratamento de afecções cutâneas, acne, asma, bronquite, conjuntivite, coqueluche, diabete, doenças venéreas, espasmo, faringite, furunculose, herpes, inflamações, irritação das mucosas, problemas respiratórios, problemas de pele e de garganta, psoríase, reumatismo, tosse e traqueobronquite.  O tratamento com chá de cipó-suma é lento, mas eficaz. Em geral deve-se tomar um litro de chá por dia no período de vinte dias. Basta colocar duas colheres de sopa da erva em um litro de água e deixar ferver por cerca de cinco minutos. Esperar amornar e beber durante o dia. Pode-se também usar o chá diretamente na pele para tratar feridas, manchas, dermatoses e sarna. O chá também atua nas mucosas e é muito eficaz contra coriza, raquitismo e fistula. Pode-se também usar o pó do cipó-suma diluído em água, sendo oito gramas para um copo de água fervente. O cipó-suma não tem contraindicações, podendo ser usado inclusive por crianças.

3. Lugol: É um suplemento de iodo inorgânico a 5% que pode ser encomendado em farmácias de manipulação ou comprado na internet. O iodo auxilia a função imunológica, destrói patógenos, bolores, fungos, parasitas e malária, reduz o muco e ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando halogênios tóxicos do corpo. Usado topicamente, ajuda a restaurar o crescimento capilar. A dosagem recomendada são duas gotas ao dia em meio copo de água. Em crianças ou em adultos, pode ser aplicado na pele em vez de ingerido. O protocolo da pele consiste em espalhar com uma escova de dentes velha algumas gotas de lugol em uma área da pele, geralmente a coxa, a cada vinte e quatro horas, e anotar quanto tempo passa até que a tintura de iodo desapareça da pele. Quanto mais rápido ela desaparecer, é sinal de que o organismo tem carência de iodo. Deve-se continuar a aplicação até que o iodo fique na pele por vinte e quatro horas. Este é o sinal de que o corpo está nutrido de iodo. É também o sinal de que devemos pausar a aplicação por um mês e retomar novamente, mas parando de novo assim que a pele atingir o tempo de vinte e quatro horas com o iodo. Pode tomar banho sem esfregar a área que o lugol não sai. Depois que passei a administrar o lugol no meu filho de 3 anos, ele parou de ter coriza, que era constante porque moramos numa cidade serrana. Eu aplico na barriga dele, já que ele não gosta de beber o iodo. É importante mudar sempre o local da aplicação, pois o uso constante do lugol na pele pode levar à descamação.

4. Inhame: O inhame é um poderosíssimo depurativo, mas para a imunidade deve ser usado preferencialmente cru em forma de suco. Basta liquidificar um inhame-paulista (o paulista é mais concentrado, por isso é mais medicinal) com um copo de suco fresco de laranja. Coar e beber. Pode acrescentar gengibre, folhas de hortelã e um pouco de mel (caso seja diabético, não utilize o mel). Essa bebida pode ser tomada diariamente ou três vezes por semana.

5. Gengibre: Rico em antioxidantes e com propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias, o gengibre fortalece o sistema imunológico e combate congestão nasal, gripes, resfriados, febre e vírus em geral, além de aliviar a dor de garganta. Pode ser consumido como chá e no preparo de diversos pratos, preferencialmente cru.

6. Alho:  O alho contém substâncias que protegem o corpo contra vírus, bactérias e fungos causadores de problemas de saúde. A melhor maneira de aproveitar os benefícios do alho é usá-lo cru para temperar saladas. A água de alho também é excelente. Para prepará-la, basta deixar um dente de alho amassado da noite para o dia em um copo de água e beber o líquido no dia seguinte em jejum, descartando o alho.

7. Cebola: Assim como o alho, a cebola ajuda o organismo a combater fungos, vírus e bactérias, fortalecendo o sistema imunológico. É importante usá-la preferencialmente crua.

8. pimenta-do-reino: A pimenta-do-reino é antibacteriana, além de ter diversas propriedades medicinais. Pode ser usada em chá combinada com alho e limão, ou para temperar os alimentos crus e cozidos. Com ela podemos fazer um chá delicioso contra gripe e estimulador do sistema imune: basta ferver um copo de água, apagar o fogo e adicionar um dente de alho amassado e pimenta-do-reino moída. Quando amornar, espremer um limão e beber. É excelente nos dias frios, pois a pimenta aquece.

9. Pimenta-caiena: Também conhecida como pimenta-vermelha, a pimenta-caiena é a mais medicinal das pimentas. Estimula a digestão, melhora a circulação sanguínea, aumenta o metabolismo e ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas. Pode ser usada crua sobre os alimentos, em pó, ficando deliciosa em saladas e sopas. Uma ótima receita com pimenta-caiena se faz misturando o suco de um limão com meio copo de água morna e uma colher de chá rasa de pimenta-caiena. Essa receita pode ser tomada pela manhã em jejum por um mês ou mais, sendo indicada para gripes e resfriados e sobretudo no caso de câncer de estômago.

10. Vitamina C: A vitamina C é sem dúvida crucial na manutenção de um bom sistema imunológico. Entretanto, é melhor ir buscá-la nos alimentos frescos, como as frutas cítricas.

11. Açafrão ou cúrcuma: Poderoso antioxidante que pode ser usado no preparo de diversos alimentos. Deve-se consumi-lo preferencialmente cru ou adicioná-lo no fim do preparo dos alimentos.

12. Vitamina E: É outro importante antioxidante. Pode ser encontrada no óleo de cártamo, no azeite de oliva extravirgem, nas sementes e oleaginosas, nos cereais integrais, no abacate, nos vegetais de folhas verdes, no tomate, nas frutas vermelhas e no aspargo.


13. Óleo de copaíba: O óleo de copaíba é um poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural, sendo indicado para dores musculares, ativação da circulação, desintoxicação do organismo, problemas de pele e dos cabelos. É também antisséptico, expectorante e laxante. Pode ser usado interna e externamente. Basta seguir a recomendação da embalagem, pois nem todo óleo de copaíba pode ser usado internamente. Para aliviar sinusite e acabar com coriza e sangramento no nariz, basta umedecer a ponta de uma haste flexível de algodão e passar dentro das narinas. Eu faço isso com meu filho de 3 anos e dá muito certo.  Para tratamento de pele e cabelos, basta massagear o óleo de copaíba no local afetado ou no couro cabeludo, no caso dos cabelos. 

14. Ácido alfa-lipoico: É um ácido graxo de cadeia curta produzido pelo organismo (sintetizado no fígado) que atua dentro das células, mais precisamente nas mitocôndrias, sendo um dos mais potentes antioxidantes do nosso corpo, responsável por uma série de ações intracelulares. É solúvel tanto em água quanto em gordura, diferentemente de outras substâncias antioxidantes.

Essa lista não se esgota por aqui. Existem muitos outros alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico. Entretanto, cabe um adendo: de nada vai adiantar você consumir esses e outros alimentos se não tratar a sua mente. 

Quando estamos focados na doença, não melhoramos. Precisamos dar foco ao mais importante: a saúde. Isso significa que devemos nos imaginar saudáveis, fazendo tudo o que gostamos, com energia física para caminhar, ir à praia e correr pelos parques. Aliás, a praia é um fator essencial na manutenção da saúde, pois o iodo presente no mar e no ar que ali circula nutre o nosso organismo.

O segredo da boa saúde é, portanto, um bom alimento, que será nosso remédio, além de “cuca fresca”. É preciso parar de se preocupar com o passado e com o futuro: viver o hoje, porque o que existe de fato é o hoje. Deixe os problemas do amanhã no lugar deles: o futuro.

Aproveite o dia de hoje. Viva a vida da melhor forma, agradeça por tudo o que tem, inclusive pela sua saúde. Assim terá sempre não somente saúde, como também outros motivos para agradecer e brindar a vida!

Saiba mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase: causas e cura definitiva

Está tudo bem na sua vida quando de repente ela aparece: a nada agradável conceirinha. Ou melhor, a insuportável coceirinha. Ela chega a ser tão irritante que você daria seus últimos tostões para se livrar dela. Prontamente marca um ginecologista e volta com uma receita à base de nistatina ou algo parecido. Pomada, óvulo ou o escambau. Você usa, mas raramente fica boa. Quando não fica pior. Essa coceirinha normalmente é causada pela Candida albicans, fungo que habita nosso corpo de forma harmônica. Essa harmonia se desfaz quando o organismo fica em desequilíbrio em virtude de fatores como baixa imunidade, uso de antibióticos e de anticoncepcionais, estresse, alimentação inadequada, além de fatores subconscientes, sobre os quais falaremos mais à frente. Em desarmonia, a cândida se reproduz de forma anormal, gerando uma infecção chamada candidíase. Tipos de candidíase Existem basicamente cinco os tipos de candidíase: 1. Candidíase dermatoide: Ocorre na pele, sobretudo

As ervas medicinais são poderosas fontes de saúde!

Há alguns anos, o terapeuta Jaime Bruning fez um excelente trabalho em vídeo mostrando as propriedades terapêuticas de diversas plantas e seu uso no combate a diversos males. Vamos às principais: Alcachofra : boa para vesícula, rins, fígado, pressão alta, emagrecimento; depurativa do sangue. Amora : reduz os calores da menopausa, repõe hormônios. Calêndula : antialérgica, antiabortiva, depurativa, boa para os rins. Carobinha-do-campo : depurativa, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena, boa para rins e bexiga. Carqueja : cura anemia/leucemia, problemas digestivos, fígado, rins, excelente depurativa. Pessoas muito magras ou com a pressão sanguínea muito baixa podem rejeitar a carqueja. Cavalinha : rins, alergias, fígado, pressão alta, limpeza do sangue, prostatite, câncer. Cipó-azougue : problemas de pele (psoríase, sarna, manchas brancas) – é bom usar junto com diurético, pois essa erva tende a prender a urina. Cipó-mil-homens (não pode ser usada por pes

Três passos para materializar desejos: imaginar, sentir, receber

"Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los." (Napoleon Hill) No livro O poder , Rhonda Byrne apresenta a chave para materializar nossos desejos. Para materializar um desejo específico, siga os passos simples do processo de criação. O processo é o mesmo para trazer algo que você quer ou para mudar algo que você não quer. 1. IMAGINE: Use a mente para se focar e imaginar o que você deseja. Imagine-se com seu desejo. Imagine-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine-se tendo seu desejo. 2. SINTA: Sinta amor pelo que está imaginando. Imagine e sinta que está com seu desejo. Imagine e sinta-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine e sinta-se tendo o seu desejo. Sua imaginação liga você com o que você deseja. Seu desejo e seus sentimentos de amor criam o magnetismo, atraindo seu desejo até você. Isso completa sua parte no processo da criação. 3. RECEBA: A força do amor usará circunstâncias