Pular para o conteúdo principal

Por que não fazer mamografia?

Primeiro porque a mamografia serve para detecção do câncer de mama, e não para prevenção. Ou seja, o exame só deveria ser feito em caso de suspeita de câncer de mama.

Segundo porque a exposição excessiva a radiações ionizantes, usadas na mamografia, contribui para o desenvolvimento de câncer de mama.

Terceiro porque a compressão da mama, caso se tenha um tumor maligno, pode aumentar o risco de disseminação do câncer.

Quarto porque a mamografia leva a um tratamento exagerado e sem nenhum impacto em mortes por câncer de mama.

Ou seja, a mamografia prejudica mais do que ajuda. Por isso não tem sentido fazer o exame quando não há suspeita de câncer de mama.

Sem falar que já existem técnicas de imagem que não utilizam essas radiações, como a ressonância magnética.

A mamografia não salva vidas

Pelo contrário, a mamografia pode fazer mais mal do que bem, gerando resultados falso-positivos, que terminam levando a tratamentos muito agressivos com radiações que são indutoras de câncer.

Dez motivos para você não fazer mamografia

Em virtude dos perigos da mamografia e de sua incapacidade de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, com base em dados científicos disponíveis em várias fontes, inclusive no site do INC-USA (Instituto Nacional do Câncer dos EUA), a doutora Lucy Kerr apresenta dez motivos para as mulheres não fazerem mamografia:

1. A exposição anual à radiação propicia o surgimento do câncer mamário.

2. A compressão demasiada do tecido mamário durante o exame contribui para que o câncer se espalhe pelo restante do corpo caso esteja presente na ocasião do exame.  

3. Atraso no diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, o que é denominado de falso-negativo. 

4. As chances de cura se reduzem quando há atraso no diagnóstico e tratamento do câncer de mama devido a uma mamografia falso-negativa (piora o prognóstico).

5. Um terço de todos os casos de câncer de mama surge no intervalo entre as mamografias.

6. Não ter, mas ser diagnosticada como tendo câncer, o que é denominado de falso-positivo. 

7. Diagnóstico é exagerado e o tratamento excessivo, um problema grave e comumente ignorado pelas mulheres.

8. Baixo controle de qualidade.

9. A mamografia não reduz a mortalidade por câncer de mama, deixando de realizar justamente o propósito pelo qual ela foi introduzida no diagnóstico médico.

10. É um exame superado por outros mais modernos e eficientes, particularmente a ULTRASSONOGRAFIA de alta resolução com Doppler colorido, a ELASTOGRAFIA (três métodos em um único procedimento) e a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.

Para mais informações, acesse:

Os riscos da mamografia, doutor Lair Ribeiro


10 razões para você não fazer mamografia, doutora Lucy Kerr

Mamografia, um perigo? Doutor Rondó


Este blog é patrocinado pela Zattini e pelo Méliuz.

Já pensou em receber um percentual em dinheiro nas compras que você faz normalmente pela internet? Conheça o Méliuz, o melhor programa de recompensas que existe. Melhor porque, além das vantagens, você não paga nada por ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase: causas e cura definitiva

Está tudo bem na sua vida quando de repente ela aparece: a nada agradável conceirinha. Ou melhor, a insuportável coceirinha. Ela chega a ser tão irritante que você daria seus últimos tostões para se livrar dela. Prontamente marca um ginecologista e volta com uma receita à base de nistatina ou algo parecido. Pomada, óvulo ou o escambau. Você usa, mas raramente fica boa. Quando não fica pior. Essa coceirinha normalmente é causada pela Candida albicans, fungo que habita nosso corpo de forma harmônica. Essa harmonia se desfaz quando o organismo fica em desequilíbrio em virtude de fatores como baixa imunidade, uso de antibióticos e de anticoncepcionais, estresse, alimentação inadequada, além de fatores subconscientes, sobre os quais falaremos mais à frente. Em desarmonia, a cândida se reproduz de forma anormal, gerando uma infecção chamada candidíase. Tipos de candidíase Existem basicamente cinco os tipos de candidíase: 1. Candidíase dermatoide: Ocorre na pele, sobretudo

As ervas medicinais são poderosas fontes de saúde!

Há alguns anos, o terapeuta Jaime Bruning fez um excelente trabalho em vídeo mostrando as propriedades terapêuticas de diversas plantas e seu uso no combate a diversos males. Vamos às principais: Alcachofra : boa para vesícula, rins, fígado, pressão alta, emagrecimento; depurativa do sangue. Amora : reduz os calores da menopausa, repõe hormônios. Calêndula : antialérgica, antiabortiva, depurativa, boa para os rins. Carobinha-do-campo : depurativa, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena, boa para rins e bexiga. Carqueja : cura anemia/leucemia, problemas digestivos, fígado, rins, excelente depurativa. Pessoas muito magras ou com a pressão sanguínea muito baixa podem rejeitar a carqueja. Cavalinha : rins, alergias, fígado, pressão alta, limpeza do sangue, prostatite, câncer. Cipó-azougue : problemas de pele (psoríase, sarna, manchas brancas) – é bom usar junto com diurético, pois essa erva tende a prender a urina. Cipó-mil-homens (não pode ser usada por pes

Três passos para materializar desejos: imaginar, sentir, receber

"Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los." (Napoleon Hill) No livro O poder , Rhonda Byrne apresenta a chave para materializar nossos desejos. Para materializar um desejo específico, siga os passos simples do processo de criação. O processo é o mesmo para trazer algo que você quer ou para mudar algo que você não quer. 1. IMAGINE: Use a mente para se focar e imaginar o que você deseja. Imagine-se com seu desejo. Imagine-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine-se tendo seu desejo. 2. SINTA: Sinta amor pelo que está imaginando. Imagine e sinta que está com seu desejo. Imagine e sinta-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine e sinta-se tendo o seu desejo. Sua imaginação liga você com o que você deseja. Seu desejo e seus sentimentos de amor criam o magnetismo, atraindo seu desejo até você. Isso completa sua parte no processo da criação. 3. RECEBA: A força do amor usará circunstâncias