Pular para o conteúdo principal

Por que não fazer mamografia?

Primeiro porque a mamografia serve para detecção do câncer de mama, e não para prevenção. Ou seja, o exame só deveria ser feito em caso de suspeita de câncer de mama.

Segundo porque a exposição excessiva a radiações ionizantes, usadas na mamografia, contribui para o desenvolvimento de câncer de mama.

Terceiro porque a compressão da mama, caso se tenha um tumor maligno, pode aumentar o risco de disseminação do câncer.

Quarto porque a mamografia leva a um tratamento exagerado e sem nenhum impacto em mortes por câncer de mama.

Ou seja, a mamografia prejudica mais do que ajuda. Por isso não tem sentido fazer o exame quando não há suspeita de câncer de mama.

Sem falar que já existem técnicas de imagem que não utilizam essas radiações, como a ressonância magnética.

A mamografia não salva vidas

Pelo contrário, a mamografia pode fazer mais mal do que bem, gerando resultados falso-positivos, que terminam levando a tratamentos muito agressivos com radiações que são indutoras de câncer.

Dez motivos para você não fazer mamografia

Em virtude dos perigos da mamografia e de sua incapacidade de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, com base em dados científicos disponíveis em várias fontes, inclusive no site do INC-USA (Instituto Nacional do Câncer dos EUA), a doutora Lucy Kerr apresenta dez motivos para as mulheres não fazerem mamografia:

1. A exposição anual à radiação propicia o surgimento do câncer mamário.

2. A compressão demasiada do tecido mamário durante o exame contribui para que o câncer se espalhe pelo restante do corpo caso esteja presente na ocasião do exame.  

3. Atraso no diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, o que é denominado de falso-negativo. 

4. As chances de cura se reduzem quando há atraso no diagnóstico e tratamento do câncer de mama devido a uma mamografia falso-negativa (piora o prognóstico).

5. Um terço de todos os casos de câncer de mama surge no intervalo entre as mamografias.

6. Não ter, mas ser diagnosticada como tendo câncer, o que é denominado de falso-positivo. 

7. Diagnóstico é exagerado e o tratamento excessivo, um problema grave e comumente ignorado pelas mulheres.

8. Baixo controle de qualidade.

9. A mamografia não reduz a mortalidade por câncer de mama, deixando de realizar justamente o propósito pelo qual ela foi introduzida no diagnóstico médico.

10. É um exame superado por outros mais modernos e eficientes, particularmente a ULTRASSONOGRAFIA de alta resolução com Doppler colorido, a ELASTOGRAFIA (três métodos em um único procedimento) e a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.

Para mais informações, acesse:

Os riscos da mamografia, doutor Lair Ribeiro


10 razões para você não fazer mamografia, doutora Lucy Kerr

Mamografia, um perigo? Doutor Rondó


Este blog é patrocinado pela Zattini e pelo Méliuz.

Já pensou em receber um percentual em dinheiro nas compras que você faz normalmente pela internet? Conheça o Méliuz, o melhor programa de recompensas que existe. Melhor porque, além das vantagens, você não paga nada por ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase: causas e cura definitiva

Está tudo bem na sua vida quando de repente ela aparece: a nada agradável conceirinha. Ou melhor, a insuportável coceirinha. Ela chega a ser tão irritante que você daria seus últimos tostões para se livrar dela. Prontamente marca um ginecologista e volta com uma receita à base de nistatina ou algo parecido. Pomada, óvulo ou o escambau. Você usa, mas raramente fica boa. Quando não fica pior. Essa coceirinha normalmente é causada pela Candida albicans, fungo que habita nosso corpo de forma harmônica. Essa harmonia se desfaz quando o organismo fica em desequilíbrio em virtude de fatores como baixa imunidade, uso de antibióticos e de anticoncepcionais, estresse, alimentação inadequada, além de fatores subconscientes, sobre os quais falaremos mais à frente. Em desarmonia, a cândida se reproduz de forma anormal, gerando uma infecção chamada candidíase. Tipos de candidíase Existem basicamente cinco os tipos de candidíase: 1. Candidíase dermatoide: Ocorre na pele, sobretudo...

Você sabia que existe um jeito certo de rezar?

A Bíblia nos fala “Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e vos será aberto” (Mateus 7). E os povos essênios já diziam: “Toda oração já foi atendida”. Mas por que será que quase sempre nossos pedidos não são atendidos? O que estamos fazendo de errado? Será que existe um jeito certo de fazer pedidos a Deus? Sim, existe. E seu nome é reza quântica. O que sabemos hoje, segundo a física quântica, é que vivemos em um universo de infinitas possibilidades, onde não existe a matéria no sentido sólido, mas como pura energia. Nesse universo, contamos com todas as possibilidades de realizar algo, mas só materializamos aquilo que estiver na mesma vibração energética que a nossa. De acordo com um antigo manuscrito chamado o Grande Código Isaías, e também com outros textos essênios, encontrados nas Cavernas de Qnram, no Mar Morto, em 1946, existem muitos futuros possíveis para cada momento de nossa vida, os quais na maioria das vezes escolhemos inconscientemente. É como se ca...

Três passos para materializar desejos: imaginar, sentir, receber

"Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los." (Napoleon Hill) No livro O poder , Rhonda Byrne apresenta a chave para materializar nossos desejos. Para materializar um desejo específico, siga os passos simples do processo de criação. O processo é o mesmo para trazer algo que você quer ou para mudar algo que você não quer. 1. IMAGINE: Use a mente para se focar e imaginar o que você deseja. Imagine-se com seu desejo. Imagine-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine-se tendo seu desejo. 2. SINTA: Sinta amor pelo que está imaginando. Imagine e sinta que está com seu desejo. Imagine e sinta-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine e sinta-se tendo o seu desejo. Sua imaginação liga você com o que você deseja. Seu desejo e seus sentimentos de amor criam o magnetismo, atraindo seu desejo até você. Isso completa sua parte no processo da criação. 3. RECEBA: A força do amor usará circunstâncias...