Pular para o conteúdo principal

Dieta cetogênica para emagrecer rápido e ter mais saúde

Você sabia que existe uma dieta que faz emagrecer rapidamente e ainda ajuda na cura de males como alergias, epilepsia, diabete e câncer?

Sim, ela existe: é a dieta cetogênica.

Ela consiste em reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos, aumentando o consumo de gorduras boas e elevando a ingestão de proteínas. Ou seja, baixa-se a ingestão de carboidrato (principal fonte de energia, que se transforma em glicose no organismo) e aumenta-se a quantidade de gordura. Sem a energia do carboidrato, o corpo vai retirar a energia de outras fontes, como as gorduras, segunda fonte de energia do corpo. Quando a reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece.

A dieta cetogênica foi criada em 1924 para tratar a epilepsia. Diversas pesquisas mostraram que essa dieta ajuda a reduzir o número de crises de convulsão. Ela também é utilizada para acelerar a perda de peso por fazer o organismo utilizar a própria gordura como fonte de energia em vez do carboidrato, promovendo, assim, o emagrecimento.

A dieta cetogênica também é indicada para tratar pacientes com diabete tipo 2, trazendo melhoras na glicose e redução da necessidade de insulina. A dieta cetogênica altera a forma como o corpo armazena e utiliza energia, fazendo o corpo converter gordura em energia, em vez de utilizar o açúcar para isso.

Segundo doutor Lair Ribeiro, a dieta cetogênica ainda melhora a performance em atletas e é indicada para curar o câncer e doenças autoimunes, como lúpus.

Como fazer a dieta cetogênica

Para fazer a dieta cetogênica, devemos eliminar os alimentos ricos em carboidrato, como pão e arroz, aumentar o consumo de alimentos como carnes, ovos, queijos, castanhas e nozes, além de consumir pequenas quantidades de frutas e legumes.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

A dieta cetogênica em geral é composta de 10% a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. São proibidos os carboidratos de fácil absorção (arroz e pão branco, massas e açúcar). Em relação aos tipos de proteínas e de gorduras, não há restrição.

Como o objetivo da dieta cetogênica é fazer o corpo usar a gordura para a produção de energia em vez de glicose, as pessoas que seguem a dieta cetogênica obtêm a maior parte de sua energia da gordura e uma pequena parte de carboidratos e proteínas. No entanto, é preciso estar atento à qualidade da gordura ingerida. As gorduras saudáveis para o coração são a chave para manter a saúde em geral e são encontradas geralmente em ovos, peixes, abacate, amêndoas e coco. Tais alimentos devem ser incluídos na dieta cetogênica, sobretudo o óleo de coco, que tem papel essencial nesta dieta. O azeite de oliva também é uma excelente fonte de gorduras do bem, entretanto é preciso saber sua procedência, uma vez que a maioria dos azeites encontrados no Brasil é proveniente de mistura com outros óleos.

Além dos citados alimentos, fazem parte do cardápio da dieta cetogênica outras fontes de gorduras e proteínas, como peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, requeijão e queijos em geral, creme de leite, iogurte sem açúcar, amendoim, noz, avelã, castanha, sementes como linhaça, chia e girassol, molhos como maionese e mostarda, manteiga, frutas, legumes e verduras, folhosos como alface e vegetais verde-escuros como brócolis e espinafre.

Deve-se consumir frutas e legumes da mesma forma que em uma dieta normal, sem aumentar a quantidade. Recomenda-se a ingestão de três ou quatro unidades de frutas por dia e legumes e verduras nas refeições do almoço e do jantar.

Também são permitidos embutidos como presunto, salsicha, salame, peito de peru defumado, linguiça, bacon, além de margarina. Entretanto, não recomendamos o consumo desses alimentos, pois os embutidos contêm nitritos que aumentam o risco de câncer no aparelho digestivo, além de uma grande quantidade de sódio, que favorece problemas como a hipertensão arterial. Sem falar que sujam o sangue e favorecem o surgimento de problemas cardíacos. Existem críticas à dieta cetogênica por esse motivo e também pelo fato de se aumentar os níveis de colesterol com o consumo de gorduras trans. É por isso que a gordura do coco é essencial na dieta cetogênica, uma vez que não há como ela ser trans.

Alimentos proibidos na dieta cetogênica

Carboidratos, sobretudo os de fácil absorção, como pães brancos, arroz branco, açúcar e massas. Para ser mais específico, arroz, macarrão, milho; feijão, soja, ervilha, grão-de-bico; farinha de trigo, aveia; pão, torrada; batata; bolos, doces, biscoitos, chocolate; açúcar e adoçante; achocolatado em pó, leite; pizza, lasanha, iogurte com açúcar.

Dieta cetogênica cíclica

A dieta cetogênica cíclica ajuda a manter um bom seguimento da dieta e uma boa perda de peso, ajudando a fornecer energia para a prática de exercícios físicos. Para isso, deve-se seguir o cardápio da dieta cetogênica por cinco dias consecutivos, e em dois dias pode-se consumir alimentos com carboidrato (pães, massas, arroz, etc.), entretanto os alimentos ricos em açúcar (sorvete, bolos, doces, etc.) devem continuar fora do cardápio.

Contraindicações

A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos de idade ou com histórico de problemas como insuficiência hepática ou renal, doenças cardiovasculares, AVC e pacientes que fazem uso de medicamentos à base de cortisona. Nesses casos, a dieta deve ser autorizada por um médico e acompanhada por um nutricionista.
No caso dos diabéticos, por medida de segurança, eles devem consultar um médico ou especialista antes de iniciar a dieta cetogênica.

Efeitos colaterais

Fadiga; dor de cabeça; dificuldade de concentração; mau humor; perda de músculos; hipoglicemia; fraqueza; insônia; prisão de ventre.

Para obter mais informações sobre a dieta cetogênica, assista ao vídeo do doutor Lair Ribeiro:




Saiba mais:



Quer mudar a sua vida de verdade? Conheça o livro Quem eu era antes de mim mesma – Guia prático para se tornar uma mulher completa e encontrar o grande amor da sua vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidíase: causas e cura definitiva

Está tudo bem na sua vida quando de repente ela aparece: a nada agradável conceirinha. Ou melhor, a insuportável coceirinha. Ela chega a ser tão irritante que você daria seus últimos tostões para se livrar dela. Prontamente marca um ginecologista e volta com uma receita à base de nistatina ou algo parecido. Pomada, óvulo ou o escambau. Você usa, mas raramente fica boa. Quando não fica pior. Essa coceirinha normalmente é causada pela Candida albicans, fungo que habita nosso corpo de forma harmônica. Essa harmonia se desfaz quando o organismo fica em desequilíbrio em virtude de fatores como baixa imunidade, uso de antibióticos e de anticoncepcionais, estresse, alimentação inadequada, além de fatores subconscientes, sobre os quais falaremos mais à frente. Em desarmonia, a cândida se reproduz de forma anormal, gerando uma infecção chamada candidíase. Tipos de candidíase Existem basicamente cinco os tipos de candidíase: 1. Candidíase dermatoide: Ocorre na pele, sobretudo

As ervas medicinais são poderosas fontes de saúde!

Há alguns anos, o terapeuta Jaime Bruning fez um excelente trabalho em vídeo mostrando as propriedades terapêuticas de diversas plantas e seu uso no combate a diversos males. Vamos às principais: Alcachofra : boa para vesícula, rins, fígado, pressão alta, emagrecimento; depurativa do sangue. Amora : reduz os calores da menopausa, repõe hormônios. Calêndula : antialérgica, antiabortiva, depurativa, boa para os rins. Carobinha-do-campo : depurativa, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena, boa para rins e bexiga. Carqueja : cura anemia/leucemia, problemas digestivos, fígado, rins, excelente depurativa. Pessoas muito magras ou com a pressão sanguínea muito baixa podem rejeitar a carqueja. Cavalinha : rins, alergias, fígado, pressão alta, limpeza do sangue, prostatite, câncer. Cipó-azougue : problemas de pele (psoríase, sarna, manchas brancas) – é bom usar junto com diurético, pois essa erva tende a prender a urina. Cipó-mil-homens (não pode ser usada por pes

Três passos para materializar desejos: imaginar, sentir, receber

"Quando seus desejos forem fortes o suficiente, parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcançá-los." (Napoleon Hill) No livro O poder , Rhonda Byrne apresenta a chave para materializar nossos desejos. Para materializar um desejo específico, siga os passos simples do processo de criação. O processo é o mesmo para trazer algo que você quer ou para mudar algo que você não quer. 1. IMAGINE: Use a mente para se focar e imaginar o que você deseja. Imagine-se com seu desejo. Imagine-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine-se tendo seu desejo. 2. SINTA: Sinta amor pelo que está imaginando. Imagine e sinta que está com seu desejo. Imagine e sinta-se fazendo coisas com seu desejo. Imagine e sinta-se tendo o seu desejo. Sua imaginação liga você com o que você deseja. Seu desejo e seus sentimentos de amor criam o magnetismo, atraindo seu desejo até você. Isso completa sua parte no processo da criação. 3. RECEBA: A força do amor usará circunstâncias